23/05/2013

Rastos digitais

No dia 23 de abril assinalou-se o Dia do Livro e dos Direitos de Autor. A equipa da BE promoveu junto dos alunos do 8º ano, em articulação com os professores de TIC e de Cidadania, uma sessão de sensabilização sobre a ética da informação e a cidadania digital.

Partiu-se da importância do respeito pelos direitos do autor e copyright para se abordar a necessidade de se exercer uma cidadania digital consciente e de acordo com as normas que regem a sociedade na sua globalidade. Afinal, tudo o que fazemos online, tudo o que de forma ativa ou passiva é publicado sobre nós, constitui a nossa identidade digital, deixando rastos que jamais se poderão apagar.

O nosso comportamento online contribui para a nossa identidade e por conseguinte para a nossa reputação digital. Esta pode pesar contra nós se adotarmos comportamentos menos éticos e irrefletidos num futuro mais ou menos próximo, pode, no entanto, revelar-se uma forma única de revelar quem de facto somos, funcionando quase como currículo vitae se adotarmos atitudes responsáveis que nos mostrem como pessoa empenhada e trabalhadora.

Cada um deixa os rastos online que quiser… mas as suas atitudes e opções irão revelar muito acerca da sua cidadania digital!

Para ver ou rever... aqui fica a apresentação:

Sem comentários: