06/05/2013

Como fazer referências bibliográficas?


À semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, a BE dinamizou sessões de sensibilização destinadas a alunos do 9º ano, sobre como fazer referências bibliográficas quando realizam trabalhos de pesquisa em qualquer disciplina.

Os alunos foram sensibilizados para o facto de que, quando realizam um trabalho e para a sua realização procuram conhecimentos em diferentes materiais, devem ter a preocupação, e a obrigação, de mostrar quais são as fontes que organizam e sistematizam o seu conhecimento sobre determinado assunto. E não há dúvida de que, teoricamente, sabem que o devem fazer…mas será que na prática o fazem…corretamente? Pois… do saber ao fazer vai um longo caminho e cabe a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem reforçar a importância da adoção deste comportamento sempre que os alunos realizam trabalhos de pesquisa.


Assim sendo, desta vez, a partir da realização de trabalhos no âmbito da disciplina de Língua Francesa, realizaram-se sessões de formação sobre esta temática, levando os alunos a tomar consciência da importância de respeitar os direitos dos autores, bem como ensinar-lhes sobre como referenciar os materiais de pesquisa no seu trabalho.

Ficaram a saber tudo? Certamente que não, mas a sementinha ficou e o material de apoio foi disponibilizado para situações futuras. Acreditamos que em próximas oportunidades alguns se lembrem de …NÓS!

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada!!!
Estas dicas são sempre pertinentes e muito interessantes e o saber nunca ocupou espaço.

Alfas e Carochinhas