09/03/2012

Literacia estatística

No passado dia 2 de março, realizou-se uma ação de formação no âmbito da literacia estatística dirigida a docentes do 2º e 3º ciclos. Esta ação foi dinamizada pela Drª Olga Bessa Mendes do Instituto Nacional de Estatística, numa parceria entre o INE e a RBE.

Tratando-se de uma formação bastante específica, houve, contudo, uma grande adesão por parte dos docentes que manifestaram bastante interesse em acompanhar a exploração do Portal do INE e as várias possibilidades de efetuar pesquisas na base de dados desta organização, realizando vários exercícios práticos de rentabilização daqueles dados.

Foi ainda apresentado o Projeto ALEA (Ação Local Estatística Aplicada) e as várias possibilidades de exploração dos vários recursos disponibilizados para apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística, em acesso livre! 

Mais uma vez a Biblioteca Escolar funcionou como dinamizadora de uma formação, continuando o seu papel de promotora das literacias e da sua aplicação curricular: “mais informação, melhor cidadania”

Sem comentários: