No dia 23 de Fevereiro, o jovem ilustrador André Caetano esteve presente no nosso Agrupamento, na companhia dos alunos mais novos.
No período da manhã, foi recebido com muito entusiasmo pelos alunos do 4º ano da EB1 da Carapinheira e EB1 da Torre e, um pouco mais tarde, na sede do Agrupamento com a turma do 4º ano e os alunos da Ribeira dos Moinhos.
André Caetano, um pouco timidamente, começou por explicar aos meninos as diversas etapas por que passa a ilustração de um livro. Assim, informou que antes de tudo, o ilustrador tem que ter acesso ao texto que vai ilustrar, começando por ler a história com muita atenção, estudar os pormenores que ela encerra, perceber a mensagem que se quer passar. Por exemplo, no livro “Versos de Respirar”, de José Franco, que André Caetano ilustrou, como se trata de um livro onde a presença dos animais é uma constante, André confessou ter sentido necessidade de observar muito bem animais como a galinha, o caracol, o “jerico”, enfim… de modo a poder apreender características específicas que o ajudassem a retratar o mais fielmente possível o que tem que desenhar.
É nesta fase que o ilustrador começa por “rascunhar” alguns desenhos, numa sebenta pequenina, que, à primeira vista, não têm qualquer semelhança com o produto final. De seguida, elabora novos esboços, agora mais precisos, em tamanho pequeno, que mostra ao autor da história para, em conjunto, decidirem se o trabalho vai ao encontro da ideia de cada um. Mais tarde, desenha já algo muito parecido ao desenho final. Até que chega à fase final do seu trabalho … desenhos espectaculares, feitos a tinta da china que, depois de aprovados pelo escritor, são passados para o computador e aqui trabalhados. É com uma mesa de trabalho ligada ao computador que André Caetano pinta os seus desenhos que irão ser aqueles que nós, leitores, teremos oportunidade de apreciar quando folheamos, calmamente, um livro.
Feita esta apresentação, desde o conhecimento da história até à ilustração final, André deliciou os meninos ao vê-lo desenhar e pintar no computador, ao mesmo tempo que iam colocando algumas questões às quais André respondia, pacientemente.
No final, André Caetano autografou de forma “sui generis” os livros adquiridos pelos alunos e professores: o leitor escolhia a personagem que mais gostava e o ilustrador desenhou-a, rapidamente, e autografou-a.
Mais uma experiência que certamente ficará na memória dos alunos!
Sem comentários:
Enviar um comentário