05/03/2010

Contando por gestos: Hora do Conto com Língua Gestual

A Hora do Conto desta semana foi diferente. Integrado nas actividades da Semana do Livro e da Leitura, a Biblioteca Escolar convidou uma intérprete da Escola Superior de Educação, de Coimbra para falar aos alunos da língua gestual e acompanhar a leitura do conto de Luísa Ducla Soares, “Meio Galo”, com gestos.
De acordo com a nossa convidada, Ana Cláudia Nogueira, a língua gestual portuguesa (LGP) pertence à comunidade surda e é uma língua visual, onde a expressão facial e corporal é muito importante e tem características linguísticas próprias.

Exemplificando sempre com gestos muito fáceis de “ler”, a intérprete falou um pouco da história desta língua e das dificuldades que os surdos enfrentam no dia-a-dia e nas soluções que existem para poderem comunicar.

A professora Luísa iniciou então a leitura do conto “Meio Galo”, mas foi a intérprete que ocupou o lugar central. Atentos aos gestos, os alunos iam “lendo” a história, identificando facilmente gestos que se repetiam. No final ainda aprenderam a dizer “obrigado” em língua gestual portuguesa.

Uma leitura diferente...

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei muito, apesar de não estar presente na sessão.
Foi uma optima ideia, espero que continuem a ter sempre ideias boas como esta.
Telma 6ºA