03/03/2010

Respirar Poesia

No dia 2 de Março, pelas 9.30 os alunos da EB1 da Carapinheira e da Torre tiveram a oportunidade de “Respirar Poesia”.

José António Franco, autor de Versos de Respirar foi recebido com uma dramatização do poema “eram sete bruxas”. Perante um grupo de alunos que conhecia muito bem os seus poemas, alguns até de cor, o poeta falou da importância da leitura, de amar a língua e aprender a ler bem, em voz alta. Para isso é necessário saber respirar…, fazer exercícios para aprender a dizer bem as sílabas, de dizer as palavras com sonoridade.

Acompanhado com os alunos, ao ritmo de estalinhos de dedos, José António Franco leu vários poemas, com a respiração correcta. Em conjunto treinaram a respiração pois para uma boa leitura é fundamental ter bom fôlego. Em cada poema, os alunos e professores saborearam as vogais, a sonoridade das palavras que em muitos casos transmitiam musicalidade, lembrando uma leitura cantarolada e até surgiu, de improviso um rap com o “Hermenegildo finório”.

A segunda sessão realizou-se na BE da Escola Sede, com mais um grupo de alunos da Carapinheira e da Ribeira dos Moinhos. Curiosos, fizeram muitas perguntas ao convidado, leram alguns poemas e escutaram muitos outros.

“Não tenham pressa de chegar ao fim. O sabor das palavras é como a polpa da fruta madura a escorrer… há que saborear cada bocadinho!”, foi o conselho que o poeta deixou, neste dia de celebração da alegria de respirar.

Sem comentários: