03/03/2010

Ler + com sotaque

Mais uma vez tivemos o grato prazer de desfrutar da forma única de Ler+ com sotaque de Luis Mascarenhas Gaivão.

Pelas 14 horas, os alunos do 9º Ano acompanharam o ex-professor da nossa Escola pelos países da Lusofonia para escutar poemas subordinados ao Amor.

A viagem começou por Angola, com “Meu amor da rua onze”, de Aires de Almeida Santos. Seguiu-se o Brasil, com “Arte de amar” de Manuel Bandeira, Cabo Verde com “Força de cretcheu” de Eugénio Tavares, Guiné-Bissau com “Imerecimento” de Tony Tcheka. De Moçambique escutámos o poema “Xicuembo” de Rui Nogar e de Portugal a escolha recaiu sobre “Ser poeta”, de Florbela Espanca.

A viagem chegava ao fim, entre leituras com o sotaque apropriado de quem conhece bem as terras africanas e poemas musicados, mais ou menos conhecidos e terminou com uma passagem por São Tomé e Príncipe, com o poema “A negra” de Caetano da Costa Alegre e, por fim, “Linha de rumo” de Rui Cinatti.

Ler + com sotaque foi, uma vez mais, um momento enriquecedor pois trouxe um cheirinho às terras da lusofonia para a nossa Biblioteca, acompanhado com algumas explicações históricas e culturais dos países, que muitos já se esqueceram, têm a nossa influência.

Sem comentários: