12/11/2013

Círculo de Pequenos e Grandes Leitores

A atividade Viagens pelo Mundo dos Livros: Círculo de Pequenos e Grandes Leitores é um projeto dinamizado pelos alunos do 5.º ano, na disciplina de Português, em parceria com a Biblioteca Escolar e algumas entidades locais. Neste primeiro momento, foi nosso parceiro o Centro Social e Paroquial de Carapinheira.
O objetivo principal deste projeto é promover a leitura, especialmente junto dos mais novos. Rentabilizando-se o fundo documental existente na Biblioteca Escolar, na área da literatura infanto-juvenil (fábulas, adivinhas, contos tradicionais, anedotas), é através da divulgação dessa experiência de leitura, marcada pela criatividade e convivialidade geracional, que se concretizará a criação de uma rede de leitores e a compreensão do mundo.
A mobilização de vários intervenientes, em torno de um projeto comum, torna-os corresponsáveis na sensibilização de todos para a importância da leitura na formação de qualquer indivíduo, de qualquer idade.
Ao longo dos dias 28 e 29 de outubro, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos, a propósito do livro escolhido para leitura recreativa. Desde a leitura expressiva e coral de excertos, acompanhada ou não de PowerPoint, passando por pequenas dramatizações, até ao recurso a fantoches, os alunos, individualmente ou em grupo, deram a conhecer o respetivo livro a uma plateia de mais idade que também colaborou com a transmissão de saberes e experiências de vida. O projeto culminou com um pequeno lanche-convívio.
O docente dinamizador, Rui Abreu, e a Professora Bibliotecária, Susana Branco, agradecem a colaboração de todos os que ajudaram na concretização deste projeto, em especial aos utentes do Centro Social e Paroquial de Carapinheira e aos pais e encarregados de educação que, gentilmente, contribuíram com alimentos ou apoiaram os seus educandos.

Sem comentários: