13/11/2013

A Mantinha de Retalhos

O Dia das Bibliotecas Escolares vestiu-se de cor, retalhos de fantasia e cobriu-se com mantas de magia. Foi assim que a escritora Milu Loureiro marcou um dia dedicado aos mais novos e ao prazer das histórias que saltaram dos seus livros.

Brincando com o seu nome, Milu apresentou-se aos alunos de mala de viagem na mão, mala essa cheia de afetos porque são eles que tornam as nossas vidas mais bonitas. Por isso, contou a história de uma menina que, em tempos difíceis, presenteou o pai com uma caixa cheia de beijos, derrentendo o seu coração duro.

Depois foi a vez da Zebra Zezinha viajar da savana africana para um parque natural, que se veio a apaixonar por um cavalo lusitano. A história começou com as personagens a percorreram a manta narrativa, repleta de pormenores: um bar onde as más-línguas criticavam aquele amor estranho entre seres tão diferentes, uma cascata onde o cavalo Evaldo pediu a Zezinha em casamento e até uma clínica veterinária, onde nasceu o fruto daquele amor, A Mantinha de Retalhos.

A segunda história também falava de um amor, desta vez entre uma rainha e um rei comilão. El-Rei comia e comia e quanto mais comia mais fome sentia. A sua amada vivia muito preocupada com tais abusos, pois temia pela saúde de seu marido. Este ficou gordo e enorme e nada no palácio resistia ao seu peso. Certo dia, uma rajada levou El-Rei como se fosse um balão… A história ganhou vida com as personagens na manta colorida, cheia de detalhes e pequenos encantos delicadamente feitos à mão, que despertou o entusiasmo e a curiosidade das crianças.

Foram, sem dúvida, momentos únicos de promoção da leitura, de histórias e da narração oral. Obrigada Milu por trazer tanta alegria às nossas Bibliotecas!



2 comentários:

Milu Loureiro disse...

Oh, Susana, que lindo! Obrigada pelas tuas palavras tão cheias de afeto!
Obrigada do coração!
Beijinhos e até à próxima
Milu

Milu Loureiro disse...

Oh, Susana, que lindo!

Obrigada pelas palavras tão cheias de afeto!
Obrigada mesmo!
Beijinhos e até próxima!