24/10/2010

Poesia por Tentúgal

No dia 16 de Outubro a Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal assinalou o seu terceiro aniversário. Conscientes do sentido responsabilidade que deve caracterizar a Confraria no que respeita à divulgação e promoção do património da vila de Tentúgal, esta pretendeu, este ano, chamar a atenção para a sua cultura, história, arquitectura e doçaria através da poesia. “Com este envolvimento dos alunos procura-se promover a aproximação dos jovens da Freguesia à vila mais doce do concelho de Montemor-o-Velho e aumentar a auto-estima de todos os que nesta vila têm as suas raízes.”, como explica Olga Cavaleiro, da Confraria.

Professores e alunos do Agrupamento lançaram mãos à obra, pesquisaram e inspiraram-se nos monumentos, na história e, claro está, nos doces incomparáveis de Tentúgal. Os vários poemas podem ser lidos aqui, neste e-book :)

No dia do aniversário a equipa da BE fez-se representar durante as comemorações a par com a Dr.ª Isabel Lourenço, Adjunta do Sr. Director do Agrupamento, professores e alunos que participaram no concurso de Poesia. Numa tarde bastante agradável, acompanharam a Confraria e seus convidados pelas magníficas ruas, cheias de história e tradições, escutando os muitos poemas que se encontravam expostos nos vários monumentos.

A tarde terminou na Igreja da Misericórdia, ao som de um admirável concerto e a declamação dos poemas vencedores dos alunos. O empenho e dedicação dos professores e alunos que se envolveram nesta iniciativa foram realçados pois só desta forma podemos contribuir para que a memória seja preservada.

Os três melhores trabalhos foram presenteados com livros de poesia oferecidos pelas Edições Minerva, parceira nesta iniciativa. A lista dos premiados pode ser consultada aqui »»»

Sem dúvida, momentos que ficam guardados na nossa lembrança...

Sem comentários: