22/01/2016

Dia do domínio público

   Pela primeira vez, assinalámos o Dia do Domínio Público. Este dia é celebrado todos os anos a 1 de janeiro, altura em que as obras daqueles autores, que morreram há 70 anos, deixam de ter direitos patrimoniais. Significa isto que qualquer pessoa pode copiar, partilhar ou recriar tais obras.

http://goo.gl/GS3zYc
   Numa era cada vez mais tecnológica e digital, importa formar a comunidade escolar para a necessidade de saber que tipo de livros (isso é que nos preocupa) se encontra no domínio público.

   Muitos utilizadores da Internet partem do princípio que se encontra sempre algo na Internet, e, então, podem consultar e usar sem qualquer limitação. Contudo, isso não é verdade. Muitos livros que são digitalizados e partilhados online ainda têm direitos de autor, por isso não podem ser distribuídos ilicitamente.

   Num placar, a Biblioteca Escolar deu a conhecer o que são os direitos de autor e qual a duração da proteção do Direito de Autor e quando é que uma obra cai no Domínio Público. Divulgámos ainda uma publicação da RBE que ajuda na  verificação de direitos de autor e que pode ser consultada aqui.

Sem comentários: