04/06/2010

Escrever para crescer...

Para motivar a leitura e a escrita, foi criado um placar na BE para que todos os alunos pudessem expor e divulgar os seus textos escritos… histórias de príncipes e de princesas, contos, lendas, aventuras, provérbios…quadras populares e poesia…

Muitas vezes interrogamo-nos:

- Porque é que os alunos não gostam de escrever?! Por que razão os alunos não aprendem a escrever?!

Na verdade, os alunos não desenvolvem a escrita se não forem ensinados a escrever, por isso, é preciso criar momentos de escrita, na sala de aula ou em casa, propondo-lhes temas actuais e que lhes interessem.

Recuando um pouco no tempo: Alguém ensinou os professores a escrever? Certamente, aprenderam a escrever lendo, escrevendo…reescrevendo…

O desenvolvimento da escrita está directamente relacionado com a aquisição de hábitos de leitura. O bom leitor vai armazenando vocábulos e aprende a imaginar, a sonhar, a “viajar”, a expressar sentimentos e a criar textos de diferentes tipologias.

Se forem desenvolvidas actividades de leitura e de escrita, na sala de aula, na BE, em casa, de forma sistemática, e partindo de modelos textuais, os alunos aprendem a escrever com correcção. Mas para isso é necessário que o professor esteja motivado para poder motivar os seus alunos; é preciso que o professor goste de ler e de escrever para motivar os seus alunos para a leitura e para a escrita orientada e criativa.

Para isso, é preciso que se organizem Oficinas de Escrita, na sala de aula, para os alunos trabalharem em equipa, seguindo as três etapas fundamentais da escrita: a planificação; a textualização e a revisão. Desta forma, o aluno aprenderá a escrever…e quem aprende a escrever gosta de escrever… (in: Programa de Português para o Ensino Básico)

Em breve serão disponibilizados os trabalhos compilados na  BE para consulta.

Sem comentários: