26/04/2010

Ana Saldanha na BE

No dia 14 de Abril de 2010, decorreu, na Biblioteca Escolar, um Encontro com a Escritora Ana Saldanha, cuja obra Uma Questão de Cor foi leccionada no oitavo ano de escolaridade no âmbito da implementação do Plano Nacional de Leitura. Esta actividade foi organizado pela equipa da BE em articulação com as docentes de Língua Portuguesa desse ano de escolaridade.

A fim de preparar a vinda da escritora, os alunos do 8º A elaboraram um painel contendo comentários sobre o livro estudado e a temática do racismo subjacente ao mesmo, um acróstico criado a partir do título do livro e um texto de boas vindas.

Um dia, ao amanhecer
Mostrou-se o sol
Ao longe, no horizonte

Queria poder tocar-lhe,
Uma só vez na vida
E sentir a grandeza da
Sua bondade imensa, da sua
Ternura, do seu
Amor, sem
Odio, nem rancor, sem

Descriminação, nem rejeição
Esperei por esse momento

Com todo o meu coração
O dia há-de chegar e o
Racismo irá acabar.

Divididos em dois grupos, o encontro teve duas sessões, de modo a proporcionar um ambiente mais calmo e mais próximo que permitisse a participação activa dos alunos. Uma a uma foram surgindo várias questões, proporcionando, uma conversa amena e esclarecedora, intercalada com leituras expressivas de excertos da sua obra. No decorrer do encontro, os alunos descobriram vários pormenores da vida e obra da escritora Ana Saldanha, tendo ficado particularmente curiosos acerca do seu segundo nome (começado por C….). Também o livro “Para maiores de dezasseis” despertou o interesse dos adolescentes, pois aborda um assunto muito actual: os relacionamentos que se estabelecem nas redes sociais e os dilemas que os jovens vivem na descoberta da sua sexualidade…

1 comentário:

Mafalda disse...

Acho muito interessante virem escritores á nossa escola pois é uma maneira de conhecer melhor a leitura e a escrita, as inpirações que eles vão arranjar para poder escrever livros tão fantásticos!!!
Continuem a convidar escritores.
Beijos