"Fiquei agradavelmente surpreendida quando fui convidada pela professora Susana Branco, para fazer parte do júri da final do “Concurso de Leitura”, desenvolvido na Escola. Assim, conjuntamente com a Dra. Graça Gomes, Vice-Presidente do Conselho Executivo, e o professor Marco Amaral, Presidente da Associação de Pais, tive o privilégio de apreciar a leitura feita por alguns alunos dos 2º e 3º ciclos.
Com maior ou menor timidez, as palavras fluíram pelo espaço da Biblioteca. A correcção foi comum a todos os participantes. O ritmo e a expressividade foram outras das características evidenciadas.
O que pretendia ser um concurso acabou por ser muito mais do que isso. Tornou-se numa ocasião de partilha, confraternização e amizade. Mas, sobretudo, foi um momento de magia, no qual, libertas do papel, as palavras dançaram ao nosso redor e o alfabeto que as urdia se transformou em meninos, meninas, reis, rainhas, animais, flores, cidades, países inteiros arrebatados das fábulas e das histórias de encantar!
Através de tão singelas leituras pude viajar no tempo e no espaço. (Re)encontrar-me com autores tantas vezes esquecidos nas prateleiras das estantes. Por isso, esta iniciativa também serviu para consciencializar os mais novos para a existência de uma literatura universal e sempre actual.
Independentemente das classificações atribuídas, considero que todos os jovens foram vencedores. Demonstraram coragem e, em especial, um vínculo à leitura e à língua portuguesa.
Esta actividade conseguiu aliar a vertente pedagógica — envolver os alunos na leitura, na escrita e na descoberta do livro e dos vários autores — à vertente lúdica — a saudável competição e a socialização entre alunos, professores, pais e demais elementos externos à comunidade escolar.
A iniciativa contou ainda com o interesse e a curiosidade de diversos outros jovens que, embora não estivessem em competição, vieram assistir ao desempenho dos colegas, criando uma audiência participativa e empenhada no apoio aos finalistas do Concurso de Leitura.
E foi assim que, enquanto lá fora o vento e a chuva fustigavam as vidraças, dentro da Biblioteca as palavras, o riso e a amizade aqueciam o coração de todos…"
Lurdes Breda, Presidente do Júri
Obrigada, Lurdes, pela sua disponibilidadade e colaboração!
Sem comentários:
Enviar um comentário