07/03/2009

Final do Concurso de Leitura visto pela escritora Lurdes Breda

"Fiquei agradavelmente surpreendida quando fui convidada pela professora Susana Branco, para fazer parte do júri da final do “Concurso de Leitura”, desenvolvido na Escola. Assim, conjuntamente com a Dra. Graça Gomes, Vice-Presidente do Conselho Executivo, e o professor Marco Amaral, Presidente da Associação de Pais, tive o privilégio de apreciar a leitura feita por alguns alunos dos 2º e 3º ciclos.

Com maior ou menor timidez, as palavras fluíram pelo espaço da Biblioteca. A correcção foi comum a todos os participantes. O ritmo e a expressividade foram outras das características evidenciadas.

O que pretendia ser um concurso acabou por ser muito mais do que isso. Tornou-se numa ocasião de partilha, confraternização e amizade. Mas, sobretudo, foi um momento de magia, no qual, libertas do papel, as palavras dançaram ao nosso redor e o alfabeto que as urdia se transformou em meninos, meninas, reis, rainhas, animais, flores, cidades, países inteiros arrebatados das fábulas e das histórias de encantar!

Através de tão singelas leituras pude viajar no tempo e no espaço. (Re)encontrar-me com autores tantas vezes esquecidos nas prateleiras das estantes. Por isso, esta iniciativa também serviu para consciencializar os mais novos para a existência de uma literatura universal e sempre actual.

Independentemente das classificações atribuídas, considero que todos os jovens foram vencedores. Demonstraram coragem e, em especial, um vínculo à leitura e à língua portuguesa.
Esta actividade conseguiu aliar a vertente pedagógica — envolver os alunos na leitura, na escrita e na descoberta do livro e dos vários autores — à vertente lúdica — a saudável competição e a socialização entre alunos, professores, pais e demais elementos externos à comunidade escolar.

A iniciativa contou ainda com o interesse e a curiosidade de diversos outros jovens que, embora não estivessem em competição, vieram assistir ao desempenho dos colegas, criando uma audiência participativa e empenhada no apoio aos finalistas do Concurso de Leitura.

E foi assim que, enquanto lá fora o vento e a chuva fustigavam as vidraças, dentro da Biblioteca as palavras, o riso e a amizade aqueciam o coração de todos…"
Lurdes Breda, Presidente do Júri

Obrigada, Lurdes, pela sua disponibilidadade e colaboração!

Sem comentários: