24/05/2010

Pesquisa sobre puzzles matemáticos

Diz a lenda que há muitos, muitos anos, num país longíquo, um Imperador de seu nome Tan deixou cair o seu espelho quadrado ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados. Tan, ficou chateado, mas logo deu por si a tentar construir figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor. Terá sido assim que nasceu o famoso puzzle chinês, Tangram.

Será sobre este e outros jogos matemáticos que os alunos do 5º Ano irão realizar pesquisas, num trabalho colaborativo entre os professores de Estudo Acompanhado e a BE, nos dias 25 e 28 de Maio. O objectivo é seleccionar algum material para dinamizar a vitrine da Matemática no mês de Junho, mostrando o lado lúdico da Matemática...

Para iniciar a tarefa, os alunos deverão descarregar esta ficha de trabalho que os orientará nas suas pesquisas

Os alunos farão a pesquisa por estes termos:
  • tetraminós
  • pentaminós
  • hexaminós
  • soma-cubo
Poderão ainda explorar as seguintes páginas web:
 Poderão ainda observar o seguinte video:

Sabes o que é um Blog??

Com os tempos, novas palavras vão entrando no nosso vocabulário, no entanto, nem sempre se sabe o seu significado exacto. No que diz respeito às tecnologias de informação, às competências digitais dos nossos alunos, isso ainda se torna mais evidente.

Em articulação com os professores de Área de Projecto, a Professora Bibliotecária, Susana Branco, dinamizou uma sessão sobre Blogs na turma do 6º A, no passado dia 19 de Maio. Todos já tinham ouvido falar da Blogosfera, mas poucos sabiam as verdadeiras potencialidades de um Blog.

Partindo do Blog da BE, os alunos foram conduzidos para descobrirem os vários conteúdos, ofertas e possibilidades de interacção que um Blog permite. Localizaram informação através da pesquisa, do arquivo e das etiquetas, exploraram links, visualizaram apresentações, vídeos e documentos... e, por fim, deixaram comentários aos posts que mais lhes despertaram a atenção.

Foi sem dúvida uma boa forma de dar a conhecer as mais valias, as vantagens e desvantagens de um Blog e, é claro, fazer um marketing eficaz do nosso Blog. ;)

O Pré-escolar na BE…

As crianças dos Jardins de Infância de Meãs e da Carapinheira visitaram a BE nos dias 18 e 21 de Maio, respectivamente.

Foi com imensa alegria e curiosidade que começaram a invadir o espaço da BE, já decorado e preparado para elas, sentando-se nos lugares indicados, ansiosas por descobrirem a finalidade daquela visita…

Ouvimos várias versões: “Vamos ouvir uma história”, “Não, vamos jogar nos computadores”, “As professoras vão ler uma história”

Pois … no meio de estantes cheias de livros, de uma mala azul, também com livros, foi retirada a história “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas ” de Luísa Ducla Soares que pudemos ver e ouvir através de Powerpoint e representada em vários painéis de tecido.

A certa altura ouve-se:

“Que lembrança tão maluca, que não lembra a um careca,
ir gastar tanto dinheiro, assim, numa biblioteca!”

E algumas das crianças de imediato diziam: “…olha a história rima!”

Depois de visualizarem a história, também, através do livro e de observarem o espaço reservado às estantes com livros, todos puderam explorar melhor o espaço da BE: conhecendo o espaço dos jogos, do leitor de vídeo, dos computadores, dos sofás, dos jornais e das revistas.

Para terminar a visita à BE, a proposta de assistir a um pequeno filme de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”acompanhados por um girassol gigante…

Depois de alguma agitação, o silêncio pairou na BE… as crianças (e não só) ficaram completamente “presos” às imagens e à mensagem de José Saramago:

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”

Meninos especiais, Leituras iguais

Uma Vaca de Estimação de Luisa Ducla Soares foi o livro escolhido para uma sessão de leitura com os alunos de Percursos Individuais, tendo em conta os gostos destes leitores especiais.

Numa leitura de alguma forma encenada, a Professora Bibliotecária, Susana Branco, procurou captar a atenção destes meninos e envolvê-los nas actividades que se seguiram. Uns mais hesitantes, outros com mais confiança, todos foram participando sobretudo no puzzle interactivo com a capa do livro.

De forma a proporcionar uma leitura diferente, a história foi gravada e disponibilizada para que estes alunos, que ainda não desenvolveram as competências leitoras, possam ler as ilustrações acompanhadas com a audição. Nova sessão ficou agendada e prometem-se mais livros gravados…

No final, os alunos deliciaram-se com este puzzle:

Brincar com Palavras com… João Pedro Mésseder

Mais uma vez a BE da EB1 da Carapinheira abriu as portas no passado dia 10 de Maio, a mais um ilustre convidado. O escritor João Pedro Mésseder, pseudónimo de José António Gomes, deslocou-se à Carapinheira para falar da sua vida e obra.

Curiosos, os meninos colocaram muitas perguntas, algumas repetidas mas que obtinham sempre respostas criativas e bem-dispostas. O escritor confessou que a cor do desejo é vermelho, que a sua música preferida é a música das palavras e que a sua brincadeira preferida era, e é, brincar com palavras. Convidou os meninos do 1º ao 4º anos, a saborear essa musicalidade e esse jogo com as palavras de “A Casa” de Vinicius de Morais e “Comboio Descendente”, de Fernando Pessoa. Aqui fica um cheirinho dos dois poemas...

1 - A CASA:


2 - COMBOIO DESCENDENTE
No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No meio de gargalhadas e perguntas, houve ainda tempo para poemas declamados com bastante expressividade.

Com uma voz poderosa e melódica, convidativa a escutar, João Pedro Mésseder leu histórias retiradas do seu livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”. Atentos, uns ficaram sem saber para onde foram os brincos de ouro de “A menina dos Brincos de Ouro” que um velho colocou num saco surrão, e os outros descobriram a origem da lenda do nome da ilha de Timor em forma de crocodilo…

Foi mais um encontro que certamente marcou os meninos pela simpatia e forma como o escritor se entregou à curiosidade dos seus jovens leitores!

05/05/2010

BE da Carapinheira seleccionada na candidatura "Ideias com Mérito 2010", da RBE

No âmbito da candidatura Ideias com Mérito 2010, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o projecto ”Aprender para Inovar, Inovar para Aprender” apresentado pela Biblioteca Escolar (BE) da Escola EB 2, 3 Dr. José dos Santos Bessa, Carapinheira, foi um dos quatro projectos seleccionados, a nível nacional, entre 39 candidaturas, e o único das regiões centro e sul.

Desde 2005, a RBE lança anualmente este desafio às bibliotecas escolares já integradas no Programa RBE, que desenvolvam projectos de biblioteca, evidenciando práticas inovadoras, centradas no uso da informação e do conhecimento.

O Projecto "Aprender para Inovar, Inovar para Aprender" tem como principais objectivos:

• ampliar e renovar a estratégia de promoção e difusão da informação;

• adequar a formação dos recursos humanos às necessidades da Escola do século XXI;

• envolver os alunos do século XXI na construção do seu próprio saber a partir dos recursos disponibilizados pela BE.

Para a concretização destes objectivos, a equipa irá apostar na divulgação e utilização dos seus recursos em contexto curricular e pretende envolver os utilizadores na criação de conteúdos e serviços disponibilizados pela Biblioteca, através de uma participação mas activa.

Para o efeito, serão apresentados e implementados planos de formação dirigidos a docentes e alunos no âmbito das literacias tecnológicas, digitais e de informação. Será, também, criada uma equipa multidisciplinar, numa perspectiva de formação contínua e partilha na área das TIC, com especial incidência nas ferramentas Web 2.0, de modo a potenciar a divulgação e utilização dos seus recursos em contexto curricular.

O projecto, apoiado financeiramente pelo Gabinete da Rede, desenvolver-se-á ao longo dos próximos dois anos lectivos e contará com um acompanhamento próximo da RBE.

Com a implementação deste projecto, a equipa da BE pretende

- uma Biblioteca ao serviço da comunidade que procura inovar e acompanhar as mudanças da Escola do século XXI;

- uma Biblioteca/Escola que envolva os seus alunos na construção do seu próprio saber;

- uma Biblioteca que leve os seus recursos além das quatro paredes e se torne uma referência em contexto de sala de aula, estudo autónomo e ocupação dos tempos livres;

- uma Biblioteca que convide os seus utilizadores a dar um feedback e avaliação constante, de forma a melhorar cada vez mais os serviços que oferece;

- uma BE que saiba dar resposta às exigências de uma nova Era…

Estamos cientes de que se trata, simultaneamente, de uma oportunidade e de um desafio, daí a necessária motivação para a mudança.

Susana Branco

Professora Bibliotecária/ Coordenadora do Projecto