18/03/2016

Quem tem medo de Poesia???

Todos sabemos que é necessário descobrir formas de familiarizar e de trazer as crianças e os jovens para a poesia, derrubar preconceitos, quebrar barreiras e romper a sua rejeição pela literatura de modo geral e pela poesia em particular.

Esse foi o objetivo das sessões realizadas com quatro turmas da nossa escola, duas do 5º ano e duas do 8º- “Quem tem medo da poesia?”- durante a Semana da Leitura.

De forma simples e recorrendo à imaginação e aos sentidos dos alunos, a professora Isabel Filipe procurou demonstrar que não há uma regra ou fórmula pronta para se escrever ou expressar o que se sente e que todos podem entender e produzir poesia, sem preocupações com a rima, as sílabas métricas, as palavras rebuscadas… Afinal, a poesia está presente no nosso quotidiano, sendo uma das formas de arte mais representativas da humanidade.

Brincar com as palavras, construindo as suas significações por meio de experiências vividas, dos órgãos dos sentidos e através da perceção da realidade, faz da poesia razão de apreciação lúdica e de motivação para a descoberta da língua e do exercício da escrita.

Será que vamos agora poder ler e ouvir mais poetas na nossa escola? É que, como diz Sylvia Orthof, escritora brasileira, 


A poesia é uma pulga,
coça, coça, me chateia,
entrou por dentro da meia,
saiu por fora da orelha,
faz zumbido de abelha,
mexe, mexe, não se cansa, 
nas palavras se balança, 
fala, fala, não se cala, 
a poesia é uma pulga, 
de pular não tem receio, 
adora pular na escola... 
Só na hora do recreio!

Sem comentários: