19/03/2016

A conversa com Rui Miguel Fragas

Integrada na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar da Carapinheira, decorreu no dia 17 de Março, pelas 10.40h no Auditório da escola, a atividade “À conversa com…”. 

Desta vez, o convidado foi o escritor Rui Miguel Fragas, pseudónimo de Rui Feteira, autor de três livros de poesia: “O Nome das Árvores”, “Não sei se o vento” e “O Rumor das Máquinas”. 

O encontro centrou-se na apresentação do seu trabalho a alunos das turmas A e B do 9º ano. Depois de o autor revelar as razões e circunstâncias que o levaram a escrever na adolescência, com idade aproximada dos alunos presentes, seguiu-se a leitura expressiva de alguns poemas por duas atrizes do grupo de teatro “Pateo das Galinhas” da Figueira da Foz, convidadas pelo autor. 

Na parte final, através das questões colocadas pelos alunos, desenvolveu-se um diálogo à volta da poesia, de outros poetas e da experiência da escrita poética. “A poesia é só uma das muitas formas possíveis de viver poeticamente a vida”, disse o autor. 

De referir ainda que o escritor, é também professor no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho que muito nos honrou com esta sessão onde as emoções falaram bem alto. A Poesia, quando escrita e declamada com alma, consegue envolver os presentes na magia da palavra. Estes momentos, sem dúvida, que ficarão na memória de todos os presentes, pela simplicidade e mensagem transmitidas.

Sem comentários: