18/03/2016

VIII Concurso de Leitura

Cumpriu-se mais uma edição do nosso já habitual Concurso de Leitura, dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos, cuja final teve lugar durante a Semana da Leitura, no dia 16 de março.

Levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, a Biblioteca Escolar da Carapinheira, seguindo as orientações do Plano Nacional de Leitura, em articulação com os professores de Português, promoveu, no presente ano letivo, o oitavo Concurso de Leitura Expressiva, tendo como objetivo estimular a prática da leitura, o prazer de ler e o contacto com os livros entre os alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Ao longo de várias semanas procedemos à seleção dos finalistas, num total de três fases. Numa primeira fase, os alunos prestaram provas em contexto de sala de aula, com a colaboração dos professores de Português. Posteriormente, os alunos selecionados por turma prestaram provas perante um júri constituídos por professores e equipa da Biblioteca, tendo sido selecionados os melhores por ano escolar. Finalmente, perante um júri constituído um elemento da Direção do Agrupamento (Dr. António Joaquim); uma Professora de Português ( recentemente aposentada), Drª Lucinda Tinoco; a Assistente Operacional da Biblioteca Escolar, D. Lídia Rama, uma Encarregada de Educação, D. Adelaide Marques e o Sr. Carlos Cruz, representando a comunidade local.

Os alunos leram excertos das obras "A floresta", de Sophia de Mello Breyner Andersen (2º Ciclo) e "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda (3º Ciclo).

Para além do Concurso propriamente dito, houve momentos de leitura de poemas e visualização de poemas musicados por alunos e a professora Graça Gomes, sob a temática da migração (início e fim).

Perante uma biblioteca repelta de alunos e professores, foram apurados os seguintes vencedores:

2º Ciclo:
  • 1º Lugar: Inês Pereira, 6º C
  • 2º Lugar: Maria Rita Caldeira, 6º A
  • 3º Lugar: Ana Catarina Maricato, 6º B
Ana Catarina obteve o 3º lugar, do 2º Ciclo
3º Ciclo:
  • 1º Lugar: Mafalda Roque, 8º A
  • 2º Lugar: Claudia Gonçalves, 9º A
  • 3º Lugar: Maria Carolina Jorge, 9º A

Mafalada Roque, Vencedora do 3º Ciclo
A Biblioteca Escolar ofereceu livros aos vencedores e um certificado de participação a todos os finalistas.

Parabéns a todos, foi um prazer ouvir-vos ler!


Sem comentários: