10/12/2009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Assinalou-se no dia 3 de Dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A BE, a Educação Especial e o Departamento de Ciências Sociais, Humanas e Religiosas associaram-se para dar destaque a “Notáveis Imperfeitos”...

Muitos homens e mulheres evidenciaram-se e conseguiram a proeza de eternizar os seus nomes na História com grandes obras, apesar das suas limitações.

Agatha Christie, escritora, por exemplo, sofria de dislexia o que não a impediu de encher os seus livros de suspense! Lurdes Breda é um outro exemplo, bem próximo de nós, de alguém cuja deficiência física não a impede de prosseguir os seus sonhos e vencer na vida!

O que dizer de Ludwig van Beethoven, compositor que sofria de deficiência auditiva! Hoje, os invisuais podem “ler” livros graças a Braille, que inventou um sistema de escrita e de leitura que, tendo por base o tacto e uma célula de 6 pontos em relevo, o que facilitou grandemente o acesso das pessoas com deficiência visual à educação, à formação, à cultura, ao conhecimento e à comunicação, permitindo-lhes portanto aspirar a uma plena inclusão social.

A BE tem definido um conjunto de actividades dirigidas a alunos com necessidades educativas especiais, estando previstas sessões de leitura e webquests, e vai ainda fazer gravações áudio de alguns livros para apoiar alunos que ainda não adquiriram as competências de leitura. De referir também a aquisição de livros com escrita aumentativa (símbolos) porque LER é para todos!

Sem comentários: