14/05/2009

Momentos de ternura... com José Fanha

No dia 5 de Maio o escritor José Fanha visitou as BEs do nosso Agrupamento.

O encontro com os alunos iniciou-se na EB 1 da Carapinheira, onde o escritor foi recebido ao som de um poema seu musicado. Afinados, os meninos emocionaram José Fanha. Em troca, o escritor contou a história da Princesa de Aljustrel, pondo os meninos a participarem na “leitura” da história. Seguiram-se muitos momentos de poesia, jogos com palavras e muitas outras histórias.

A segunda sessão decorreu na BE da Escola Sede, onde os meninos dos 4ºs anos de todas as escolas do Agrupamento puderam interagir com o convidado. De uma forma segura e conhecedores da obra do escritor, os meninos apresentaram poemas e outros trabalhos realizados. A empatia criada emocionou crianças e adultos. Para isso contribuiu, sem dúvida, a grande capacidade de comunicação, a musicalidade e ternura colocadas em cada poema declamado e em cada história contada.

Da parte da tarde foi a vez dos alunos do 2º Ciclo questionarem, rirem-se e até emocionarem-se com outras histórias, poemas divertidos e sérios, uns da autoria de José Fanha, outros seleccionados por ele.

Este encontro foi marcado pelo despertar do gosto pela leitura, pelos livros e bibliotecas que esteve sempre presente quando o escritor falou da sua vida. Mas não só. A leitura de excertos de ‘O diário inventado de um meninos já crescido’ motivou os alunos para registarem as suas vivências do dia-a-dia, que, afinal, brincando com palavras, podem transformar-se numa bela história de vida para o futuro.

Em paralelo decorreu uma pequena feira do livro do autor e sessões de autógrafos para todos os leitores.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que este escritor é muito divertido e tem histórias interessantes.





Rita
6ºa
nº13

Unknown disse...

Eu gostei da visita de Jose Fnha a nossa escola.






Mariana
6ºA
Nº 12

Unknown disse...

Eu gostei muito do escritor José Fanha ele era muito divertido e simpático gostava que ele viesse outra vez à nossa escola.

zé 6A n10