27/05/2009

Ética da Informação

No passado dia 23 de Abril assinalou-se, uma vez mais, o Dia Mundial do Livro mas também dos Direitos do Autor. Numa época em que à distância de um clique temos qualquer tipo de informação ao nosso alcance, torna-se imperioso desenvolver competências de informação:
- saber que tipo de informação vamos seleccionar,
- saber avaliar essa informação,
- desenvolver sentido crítico em relação à mesma e
- usá-la de forma correcta!

Mas a informação disponível na Internet não pode ser usada a nosso belo prazer, desrespeitando o seu autor…

A tentação é grande: com meia dúzia de cliques juntamos toda a informação de que necessitamos, que facilmente formatamos a nosso gosto e damos o resultado/ trabalho como nosso. Importa lembrar que plagiar é uma fraude, uma atitude moral e eticamente condenável por parte de quem o pratica.

No sentido de chamar a atenção para o uso eticamente correcto da informação, a Coordenadora da BE levou a cabo várias sessões sobre esta temática para alunos do 7º e 9º anos, nas quais chamou a atenção para o seguinte:
  • A informação a seleccionar deve valer pela sua autenticidade, actualidade e qualidade, mais do que pela sua quantidade.
  • Nunca se deve reproduzir o que se leu ou o que se copiou (da Internet) na integra e/ ou adulterá-lo, sem se dar os devidos créditos ao autor.
  • Sempre que se fizerem citações, estas deverão ser colocadas entre aspas e referir quem é o seu autor;
  • No final, não esquecer de fazer uma bibliografia completa dos documentos e sites consultados.
Neste âmbito a BE elaborou dois novos guiões, disponíveis na BE, sobre como fazer Citações e Referências Bibliográficas!

Sem comentários: