27/10/2009

Para o Patrick

No dia 21 de Outubro, uma jornalista do jornal "Público" deslocou-se à nossa Escola para fazer uma entrevista sobre hábitos de leitura e o PNL. Falou com a professora bibliotecária e alguns leitores, que no final daquela tarde se deslocavam à BE.

A reportagem saiu no dia seguinte, na página três.

Logo pela manhã o Patrick foi à Biblioteca para ler se a jornalista o tinha referido. Como poderia deixar de o fazer?? O Patrick contraria o estudo apresentado no jornal, pois lê com todo o prazer. "Quando leio um livro é como se estivesse noutro mundo". Acrescenta que está curioso por ler um livro que viu na FNAC, mas que era caro.

Hoje, chegou uma surpresa pela qual ninguém esperava: O livro que Patrick tanto queria ler, Para a minha irmã, de Jodi Picoult. Um leitor desconhecido, que lera o jornal, mais precisamente a reportagem sobre a nossa Escola, prestou a atenção a este miúdo que "contraria essas estatísticas e que é preciso incentivar esse gosto que tem pela leitura". Comprou o livro e enviou-o para a Escola, acompanhado de uma carta.

O livro é para o Patrick. O livro é para continuar a despertar-lhe o gosto pela leitura.

Ficámos sem palavras! São pequenos gestos como este que fazem a diferença e nos motivam para dar o nosso melhor aos outros.

Sr. Arcélio, muito obrigada por tudo!

4 comentários:

José Rosa disse...

Há pequenos gestos que marcam profundamente!

Parabéns ao Patrick pela paixão pela leitura e a todas e todos que a ajudam a alimentar ...

angelina maria pereira disse...

Patrick, os mundos que os livros nos abrem são, de facto, muito gandes e maravilhosos! Oxalá essa paixão permaneça e um dia, talvez, possas retribuir o gesto do sr Arcélio!

Manuela Caeiro disse...

O 4º poder tem destas coisas... que nos comovem.
Tudo resultou numa linda história... Há que agradecer à jornalista que lhe deu origem, fazendo a reportagem. Agradecer ao "Público". E ao Sr. Arcélio, bem entendido.
Mas há mais: a biblioteca escolar deve gerir recursos, por parcos que sejam, para poder dar resposta a estas minorias, através da sua política de colecção. Temos de ser, em cada escola, como o Sr. Arcélio…

Unknown disse...

Isto tudo é comovente, por não há palavras que eu possa descrever o que eu estou a sentir agora. Eu posso dizer que sou a pessoa que está mais feliz
Obrigado a TODOS!!! :D