29/10/2009

Leituras ou Diabruras

O cenário estava montado. As leituras bem ensaiadas. As mesas repletas de sugestões de leituras para todos! Apenas pairava no ar o receio que os professores e funcionários do Agrupamento não aderissem à actividade “Leituras ou Diabruras”. Mas não!
Na passada quarta-feira, dia 28 de Outubro e antecipando um pouco as comemorações do 'Dia das Bruxas', a Biblioteca encheu-se de potenciais leitores para assistirem a algumas leituras dramatizadas pelo Clube de Teatro. De todos os cantos surgiam as vozes, ecoavam as leituras, repetiam-se palavras para criar o ambiente…

Quando tudo já parecia ter terminado, surgiu a surpresa da tarde! Devidamente caracterizados, apareceram as personagens como que saídas do livro “Avós” de Chema Heras. Numa leitura cheia de ritmo e sentimentos, acompanhámos a terna história de dois velhinhos, Manuel e Manuela, que aceitam com naturalidade as marcas dos anos.

A avó sorriu e foi ver-se ao espelho:
-Sou feia como uma galinha sem penas.
-Não digas isso, mulher! Tu és bonita como o sol!
E faz o favor de te despachar que temos de ir bailar.

Os professores do 1º CEB não quiserem deixar de dar o seu contributo e maravilharam os presentes!

Por fim, professores, educadoras e funcionárias aceitaram o convite e requisitaram um livro para desfrutar de mais momentos de ler, momentos de prazer em casa, a sós ou em família. Receberam, de presente, um marcador e uns rebuçados.

Depois das leituras com mais ou menos diabruras, foi a altura das doçuras!
Os objectivos desta tarde foram plenamente atingidos: estimular a frequência da BE, fomentar o hábito e o prazer da leitura e proporcionar momentos de convívio entre a comunidade escolar.



Sem comentários: