26/02/2016

Pegada Digital

No mês dedicado à segurança na Internet, os alunos do 3º e 4º anos participaram em atividades de promoção de comportamentos seguros online.

Numa atividade lúdica, os alunos seguiram os trilhos de informação digital de dois animais fictícios: Emily, a Elefante, e Robby, o Ratito. Fizeram observações sobre o tamanho e conteúdo de cada rasto, relacionando as observações com o tipo de informação que cada animal deixou, inadvertidamente, para trás, refletindo ainda criticamente sobre as opções de partilha de informação de cada animal.

Os alunos compreenderam que a informação que disponibilizam online deixa um rasto, ou seja, uma pegada digital. Esse rasto pode ser ativo ou passivo, grande ou pequeno, útil ou prejudicial, dependendo da forma como cada um o gere. Há, no entanto, informações apropriadas para partilhar, mas antes de publicar cada um deve analisar que impacto e consequências tal partilha poderá ter num futuro mais ou menos próximo.

A atividade causou algum reboliço na BE, mas os alunos demonstraram estar sensibilizados para este tema.


Sem comentários: