03/12/2015

À conversa com João Pedro Mésseder e Ana Biscaia

No dia 20 de novembro, tivemos o prazer de receber, novamente, o escritor João Pedro Mésseder e a ilustradora Ana Biscaia, na nossa Biblioteca. O encontro centrou-se, sobretudo, na apresentação do livro "Que luz estarias a ler?" que editaram recentemente.

Com texto de João Pedro Mésseder e ilustrações de Ana Biscaia “Que luz estarias a ler?”, é um livro singular desenhado, escrito e editado em memória das cinco centenas de crianças mortas em Gaza, em junho e agosto de 2014, pelas bombas do exército israelita. Foram as tremendas fotografias publicadas pelas agências noticiosas que chamaram a atenção de Ana Biscaia. No meio dos escombros, crianças recolhiam livros, com “esse espanto de que só os olhos das crianças são capazes”. Ana Biscaia fez um conjunto de desenhos inspirados por essas fotografias e convidou João Pedro Mésseder para escrever uma história a partir deles.

“Que luz estarias a ler?” é uma história contada por Aysha, uma menina sobrevivente ao ataque à sua escola, que procura, entre os escombros, o livro que Kalil, o seu amigo, estaria a ler. Ele gosta de livros, relembra Aysha: “Quando lia histórias, era como se deixasse de ouvir os estrondos, os tiros, os gritos, ao longe, e as sirenes. Era como se uma luz se acendesse no coração do escuro”. É essa luz que Aysha sabe que vai encontrar: “Será, certamente, o que irradiar mais luz das suas páginas brancas”. 

Com desenhos e palavras simples, ou aparentemente simples, este pequeno e precioso livro, que nasceu de um horror real e concreto, fala-nos da luz e da esperança que resiste no coração escuro da desgraça.

Apesar de ter sido breve, o encontro foi muito agradável. No final, os alunos colocaram algumas questões aos autores para satisfazer a sua curiosidade.

Sem comentários: