21/02/2014

Os sete cabritinhos

Existem muitas formas de contar histórias. Cada contador escolhe aquela com que mais se identifica, dando um pouco de si ao dar vida às histórias que os livros contam. Por vezes, descobrimos qualidades em nós que nem sabíamos que tínhamos…


A Professora Bibliotecária, Susana Branco, e Coordenadora do Estabelecimento, Dr.ª Graça Gomes, percorreram as diversas escolas do 1.º CEB (Casal Novo, Meãs, Tentúgal, Portela e Formoselha) e Jardins de Infância (Meãs e Carapinheira), levando a magia dos contos tradicionais aos mais novos, num total de nove sessões de leitura. A convite da Professora Bibliotecária Adelina Freire e numa parceria inter-bibliotecas, a professora Susana Branco levou ainda estas sessões a três turmas do Centro Educativo de Montemor-o-Velho.


A história escolhida foi a dos Os sete Cabritinhos, de Tareixa Alonso. Com material gentilmente cedido pela equipa da BE de Cantanhede, os alunos tiveram a oportunidade de entrarem na história, dramatizando a narrativa com muita expressividade. Assustaram-se com o lobo, deixaram-se enganar por ele, fugiram dele e, no fim, encheram-lhe a pança com pedras enormes. Tal era a envolvência que as crianças queriam tocar nos muitos objetos que enriqueciam a história e a tornavam mais real.


Mas as histórias transmitem também algumas lições e daí que, numa conversa bastante participada, os alunos foram alertados para os vários perigos que espreitam quer na vida real, quer na vida online, obrigando a um cuidado redobrado para não nos deixarmos enganar pelo “lobo mau”. Ah, e claro, que devemos obedecer à mãe ou a outros adultos. Afinal, eles apenas querem o nosso bem!

Sem comentários: