24/10/2011

Contar histórias, é dar colo…

Com o auditório repleto, a sessão para pais e encarregados de educação sobre “Leitura em Família”, com a Coordenadora Interconcelhia Dr.ª Ana Cabral, começou em grande. Os alunos do 7º ano de Expressão Dramática, acompanhados pela professora Edite Pimentel, apresentaram algumas leituras, com muita expressividade, fazendo a sensibilização para o encontro.

Ana Cabral relembrou a importância que o pai teve na sua infância, quando, à luz do candeeiro a petróleo, lhe contava história para afastar os medos de criança. O gosto pela leitura, pelas histórias, pela palavra, são despertados na infância, e mesmo, na barriga da mãe. As primeiras leituras são os sons, o toque, a fala da mãe…

Numa viagem que se iniciou no ventre materno, Ana Cabral levou os presentes a relembrarem a importância que os afetos têm na criação de proximidade entre pais e filhos, relação fundamental para acompanhar, no dia a dia, o desenvolvimento da palavra e a capacidade de expressão oral e escrita, da leitura. Passar tempo de qualidade com os mais novos é fundamental, para que haja uma relação de confiança, cumplicidade, de carinho…

Partindo da sua experiência, do seu gosto indiscutível pelos livros, Ana Cabral reforçou as suas ideias com histórias e leituras que foi apresentando, sempre com muita expressividade e um talento inato de contadora de histórias, envolvendo os presentes, tocando-lhes no coração.

Com um ar radiante, pais e filhos saíram satisfeitos, encantados com as histórias do lobo que era o mais forte, a mamã robot e o pinto que fez tudo para rehaver o seu grão de milho… será que depois desta sensibilização, a noite acabou com colo, com uma história partilhada, criando cumplicidades para o sucesso?

Sem comentários: